segunda-feira, 23 de abril de 2012

Década de 30 - " Fim dos Anos Loucos"

Olá gente!!! Estamos agora nos anos 30. Esta década é marcada por inúmeros acontecimentos. Transformações sociais, econômicas e políticas contribuíram para a evolução da moda na Europa (França e Itália) e nos Estados Unidos.

Após uma década de euforia, a alegria dos “anos loucos” chegou ao fim com a crise de 1929.



A queda da Bolsa de Valores de Nova York provocou uma crise econômica mundial sem precedentes. Milionários ficaram pobres de um dia para o outro, bancos e empresas faliram e milhões de pessoas perderam seus empregos.
A moda entra cheia de mudanças, começando pelas formas do corpo da mulher, sendo mais elegante e ousada, usando vestidos longos de festa, com decotes profundos, é perceptivel que os cabelos começam a crescer.
Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira.




Gabrielle Chanel continuava sendo sucesso, assim como Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. A surpreendente italiana Elsa Schiaparelli iniciou uma série de ousadias em suas criações, inspiradas no surrealismo. Outro destaque é Mainbocher, o primeiro estilista americano a fazer sucesso em Paris. Seus modelos, em geral, eram sérios e elegantes, inspirados no corte enviesado de Vionnet. Assim como o corpo feminino voltou a ser valorizado, os seios também voltaram a ter forma.
 


A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.



O cinema teve uma grande influencia para o surgimento de novos costumes, como por exemplo: o esteriótipo da mulher, pois nessa época a mulher devia ser magra, bronzeada e esportiva, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.




No final dos anos 30, com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, que estourou na Europa em 1939, as roupas já apresentavam uma linha militar, assim como algumas peças já se preparavam para dias difíceis, como as saias, que já vinham com uma abertura lateral, para facilitar o uso de bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário